top of page
IMG_2043_jpg.JPG

APOIE O PROJETO

e torne o futuro de alguém possível 

Projetos como este que transformam a vida de dezenas e milhares de pessoas somente são possíveis pois há pessoas engajadas. Seja também um agente ativo desta mudança e colabore com um futuro melhor para centenas de crianças. As contribuições são usadas de várias formas como na compra de alimentos, materiais escolares, obras de melhoria, pagamento de professores e entre outros. 

Basta clicar aqui e fazer a contribuição diretamente a ONG.

Lea Mathare Foundation

A maior lição que aprendi durante minha jornada é a importância e necessidade de utilizar meu privilégio em um mundo tão desigual para apoiar e contribuir com projetos genuínos que buscam melhorar a condição de vida dos mais desprivilegiados. A educação é uma condição imperativa nesta transformação, especialmente em um mundo cada vez mais competitivo, globalizado e em constante mudança.

 

Durante minhas viagens ao redor do mundo, conheci pessoas que dedicam suas vidas para transformar seu entorno. Reagan Waitaka tem sido uma fonte de inspiração desde nosso encontro em Julho de 2021. Com o pouco que possui, ele criou um projeto social em uma das maiores comunidades do continente africano e desde então tem apoiado, contribuído e transformado a vida de centenas de crianças. O objetivo central é quebrar o ciclo vicioso que se arrasta geração após geração e conceder o mínimo de condições para essas crianças. Seu lema "um estômago vazio não consegue aprender" é a base do projeto que, além de oferecer educação, fornece alimentação para mais de 100 crianças diariamente.

Assim como muitos projetos sociais, a LEA MATHARE FOUNDATION enfrenta diversos desafios para se manter em funcionamento, como a escassez de doações de alimentos e material escolar, além de dificuldades estruturais e financeiras para cumprir as obrigações essenciais do projeto. Sem o apoio de doações, as crianças atendidas pela ONG voltariam às ruas de Mathare

APOIE O PROJETO CLICANDO AQUI.

O PROJETO

1

LEA MATHARE

Fundada em 2013, a escola atende diariamente 100 crianças com idades entre 4 e 15 anos, fornecendo educação e duas alimentações diárias (café da manhã e almoço). Além disso, a escola apoia os mais vulneráveis, como idosos, enfermos e pessoas com necessidades especiais. Aos sábados, há um programa especial de alimentação voltado para a comunidade, distribuindo entre 500 e 700 refeições.

2

A COMUNIDADE (MATHARE)

Localizada em Nairóbi, no Quênia, Mathare é considerada a maior favela do continente africano. Mais de um milhão de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza e cerca de 50% das garotas entre 16 e 25 anos acabam engravidando, contribuindo para a manutenção e aumento do ciclo vicioso. Dentro da comunidade, não há acesso a água potável, eletricidade e saneamento.

3

O POUCO PODE SER MUITO

É impressionante o impacto que se pode criar com tão pouco. O aluguel dentro da comunidade não custa mais do que U$20 por mês. Garantir educação para uma criança gira em torno de U$100 por semestre, incluindo todo o material e uniforme. Embora esse montante possa não ser relevante para você, que está lendo, é um valor inatingível para os moradores de Mathare.

REAGAN WAITHAKA

Fundador e coordenador

Filho de mãe solteira, nasceu na comunidade de Mathare. Sua mãe faleceu quando ele tinha 15 anos. Sem parentes e irmãos, deixou a escola e tornou-se morador das ruas de Mathare. Como me contou, a vida nas ruas não era fácil, pois passava dias sem se alimentar e buscava alimentos nos lixões.

Após viver dois anos perambulando pelas ruas, um missionário italiano o resgatou e o colocou na escola. Reagan dizia que "estava faminto por educação" e trabalhou duro para completar o ensino primário.

Durante os anos 2000, entrou para o ensino secundário e nesse período, participava de um programa social da Igreja.

Quando deixou a escola, viu-se sem oportunidade e retornou a Mathare, onde trabalhou próximo ao rio, no preparo do "brew" (ilícito derivado do petróleo) e de outras drogas.

Após 4 anos trabalhando na produção do ilícito, obteve uma oportunidade de vida: jogar futebol na Suíça e também no Qatar. Foram 6 anos dedicados ao futebol, mas, infelizmente, não conseguiu seguir carreira.

De volta à comunidade e tendo vivenciado uma transformação pessoal, olhou para o local onde nasceu e foi criado e viu centenas de crianças seguindo o mesmo caminho que ele havia trilhado.

Decidido a dedicar sua vida à comunidade, em 2013 abriu seu projeto social, a fim de atender principalmente as crianças.

Desde sua abertura, mais de 1.000 alunos passaram pelo projeto.

IMG_2065_jpg.JPG

LEA MATHARE FOUNDATION

NAIRÓBI, QUÊNIA

Este vídeo foi produzido durante meu voluntariado em Agosto de 2021. Desde então Reagan continua operando o projeto apoiado por doações.

bottom of page